Home > Programa >

Internacional

Internacional

European Federation of National Youth Orchestras (EFNYO)

A integração da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) na EFNYO (European Federation of National Youth Orchestras – Federação Europeia de Jovens Orquestras Nacionais, com sede em Viena), em maio de 2013, na Assembleia Geral realizada em Bucareste, marca um momento histórico da cultura musical portuguesa. A JOP tornou-se, assim, a representante de Portugal neste organismo de âmbito europeu e internacional.

A admissão na EFNYO representa um passo importante na consolidação da orquestra, quer a nível interno, quer a nível institucional europeu, refletindo a expansão do setor musical em Portugal, por meio de partilha de experiências e conhecimento com outros membros, para além do contributo para o enriquecimento técnico e artístico dos membros da orquestra.

Em maio de 2015, a JOP foi a anfitriã da Assembleia Geral da EFNYO, em Lisboa. Este encontro, que contou com o apoio logístico da Direção Geral das Artes e da Biblioteca Nacional de Portugal, contou com representantes de jovens orquestras e festivais de diversos pontos do mundo: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Escócia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Polónia, Roménia, Jovem Orquestra da UE, Canadá, Estados Unidos, Países Árabes e Turquia.

 

MusXchange

O programa de intercâmbio de músicos MusXchange, financiado pela Comissão Europeia, sob os auspícios da EFNYO, e do qual a JOP faz parte, já permitiu a participação de músicos nacionais em estágios das mais conceituadas jovens orquestras europeias. Desse mesmo modo, foi também já possível à JOP receber músicos de orquestras associadas a este programa. Destacamos alguns países: Espanha, França, Irlanda, Itália, Roménia, Holanda, Áustria, Eslováquia, Escócia e Inglaterra.

 

Fundação Dudamel

Fundada pelo Maestro Gustavo Dudamel, a Fundação tem como objetivo contribuir para o melhor acesso à música e à arte por parte dos jovens. A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) é sua parceira criativa, juntamente com instituições como as orquestras filarmónicas de Berlim, Viena e Los Angeles. São vários os músicos JOP que já usufruíram deste programa europeu.

Programa

Ver Todos

Internacional

Explore a participação da Jovem Orquestra Portuguesa na European Federation of National Youth Orchestras (EFNYO), no programa MusXchange e na parceria com a Fundação Dudamel, potencializando a carreira de jovens músicos e explorando a cultura musical internacional.

Ler mais
Tertúlia JOP - Raquel Varela

Tertúlias

As Tertúlias da OCP-AM nasceram da necessidade de proporcionar aos membros da Jovem Orquestra Portuguesa o contacto com diferentes horizontes de conhecimento, complementares à intensa formação artística dos encontros formativos sazonais. Os temas são diversificados, fruto da versatilidade na escolha dos convidados dinamizadores de cada tertúlia.

Ler mais

Seja Parceiro

Os projetos da Orquestra de Câmara Portuguesa - Associação Musical (OCP-AM) têm gestão, coordenação e direção artística próprias, em articulação com diversas instituições e parceiros.

Junte-se à comunidade da OCP-AM, como parceiro, mecenas institucional ou individual, voluntário, fã, público, propondo novas ideias ou participando nas nossas iniciativas: esperamos por si!

Saber mais
Jovem Orquestra Portuguesa

Acompanhe de perto todas as novidades!