Internacional
European Federation of National Youth Orchestras (EFNYO)
A integração da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) na EFNYO (European Federation of National Youth Orchestras – Federação Europeia de Jovens Orquestras Nacionais, com sede em Viena), em maio de 2013, na Assembleia Geral realizada em Bucareste, marca um momento histórico da cultura musical portuguesa. A JOP tornou-se, assim, a representante de Portugal neste organismo de âmbito europeu e internacional.
A admissão na EFNYO representa um passo importante na consolidação da orquestra, quer a nível interno, quer a nível institucional europeu, refletindo a expansão do setor musical em Portugal, por meio de partilha de experiências e conhecimento com outros membros, para além do contributo para o enriquecimento técnico e artístico dos membros da orquestra.
Em maio de 2015, a JOP foi a anfitriã da Assembleia Geral da EFNYO, em Lisboa. Este encontro, que contou com o apoio logístico da Direção Geral das Artes e da Biblioteca Nacional de Portugal, contou com representantes de jovens orquestras e festivais de diversos pontos do mundo: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Escócia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Polónia, Roménia, Jovem Orquestra da UE, Canadá, Estados Unidos, Países Árabes e Turquia.
MusXchange
O programa de intercâmbio de músicos MusXchange, financiado pela Comissão Europeia, sob os auspícios da EFNYO, e do qual a JOP faz parte, já permitiu a participação de músicos nacionais em estágios das mais conceituadas jovens orquestras europeias. Desse mesmo modo, foi também já possível à JOP receber músicos de orquestras associadas a este programa. Destacamos alguns países: Espanha, França, Irlanda, Itália, Roménia, Holanda, Áustria, Eslováquia, Escócia e Inglaterra.
Fundação Dudamel
Fundada pelo Maestro Gustavo Dudamel, a Fundação tem como objetivo contribuir para o melhor acesso à música e à arte por parte dos jovens. A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) é sua parceira criativa, juntamente com instituições como as orquestras filarmónicas de Berlim, Viena e Los Angeles. São vários os músicos JOP que já usufruíram deste programa europeu.
←
→
Galeria
1/3
Programa
Ver TodosAs Tertúlias da OCP-AM nasceram da necessidade de proporcionar aos membros da Jovem Orquestra Portuguesa o contacto com diferentes horizontes de conhecimento, complementares à intensa formação artística dos encontros formativos sazonais. Os temas são diversificados, fruto da versatilidade na escolha dos convidados dinamizadores de cada tertúlia.
Ler maisExplore a participação da Jovem Orquestra Portuguesa na European Federation of National Youth Orchestras (EFNYO), no programa MusXchange e na parceria com a Fundação Dudamel, potencializando a carreira de jovens músicos e explorando a cultura musical internacional.
Ler maisSeja Parceiro
Os projetos da Orquestra de Câmara Portuguesa - Associação Musical (OCP-AM) têm gestão, coordenação e direção artística próprias, em articulação com diversas instituições e parceiros.
Junte-se à comunidade da OCP-AM, como parceiro, mecenas institucional ou individual, voluntário, fã, público, propondo novas ideias ou participando nas nossas iniciativas: esperamos por si!