Jovem

Orquestra

Portuguesa

down

A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) é a orquestra nacional de jovens, embaixadora do talento de Portugal na Europa e no Mundo. Representa Portugal na European Federation of National Youth Orchestras (EFNYO) e é parceira criativa da Fundação Dudamel. Nasceu em 2010, sob direção artística do Maestro Pedro Carneiro.

Ser membro da JOP é o corolário do investimento Público na formação em música.

Os nossos jovens músicos, com idades compreendidas entre os 14 e os 28 anos, são selecionados através de audições em todo o território nacional (Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira), todos os anos, sem distinção de origem académica ou capacidade financeira, promovendo a sua especialização, formação e lançamento no mercado de trabalho. Este programa, anual, é gratuito e é constituído por 5 encontros com conteúdos inovadores, tais como: consciência corporal para músicos, tertúlias com personalidades e artistas de grande destaque, digressões nacionais e internacionais e formação com músicos de renome.

Internacionalizada em 2014, a JOP apresenta-se, regularmente, em festivais profissionais de música clássica. Destacamos a participação assídua no Young Euro Classic, onde obras inéditas de jovens compositores JOP foram premiadas com o European Composer Music Award. Atualmente, os nossos alumni estão integrados em várias das melhores orquestras profissionais do mundo.

A Jovem Orquestra Portuguesa é a representante de Portugal da European Federation of National Youth Orchestras (EFNYO), onde encontra espaço de desenvolvimento e promoção e serve como embaixadora do talento de Portugal, na Europa e no Mundo. A JOP é full member da EFNYO desde 2013.

Os nossos jovens músicos têm a oportunidade de desenvolver as suas capacidades artísticas formais e enriquecer a sua experiência de vida, através do contacto com homólogos de diversas nacionalidades da UE, e não só. A afirmação da sua individualidade descobre-se através da aprendizagem informal do significado da pertença à nacionalidade portuguesa, envolvida no multiculturalismo da cidadania europeia.

A promoção da inserção no mercado de trabalho europeu e nacional é reforçada através do programa de intercâmbio de jovens músicos MusXchange, gerido pela EFNYO, do qual a JOP faz parte. Através desta iniciativa, vários jovens músicos JOP tiveram já a oportunidade de participar em encontros de orquestras de jovens na Áustria, Eslováquia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Reino Unido e Roménia.

Eventos

Ver todos

Domingo

Junho

2024

23

Junho

2024

location-icon Auditório Jorge Sampaio, Centro Cultural Olga Cadaval

A JOP no Festival de Sintra!


Alumni

Rodrigo Neves

Clarinetista

Através da Jovem Orquestra Portuguesa e do programa MusXchange, tive a oportunidade de viajar até Varsóvia e juntar-me à Polska Orkiestra Sinfonia Iuventus para uma semana de grande trabalho, excelente música e muita aprendizagem.

Foi, para mim, um privilégio poder trabalhar com tão bons músicos e tão boas pessoas.
Graças a esta oportunidade, conheci pessoas marcantes, descobri nova música, uma nova cultura e uma cidade, onde me senti em casa.

A música que fizemos, com a direção da fantástica maestrina Anna Sułkowska-Migoń, e a semana que vivi naquela cidade, ficarão marcadas em mim para sempre!

Obrigado JOP por esta oportunidade única!


Marco Santos

Percussionista

A convite da Jovem Orquestra Portuguesa, foi-me dada a oportunidade de colaborar com a Polska Orkiestra Sinfonia Iuventus im. Jerzego Semkowa – uma experiência inesquecível para mim.

O ambiente acolhedor e amável dos músicos e das pessoas locais fez-me sentir muito bem recebido e a maravilhosa cidade de Varsóvia encantou-me muito pela sua rica herança cultural, tradição, gastronomia e paisagem arquitetónica.

Conheci também a Sára da Slovenský Mládežnícky Orchester e a Andrea da Joven Orquesta Nacional de España, integradas no programa MusXchange como eu.

Foram momentos muito bonitos e especiais.


Nuno Dionísio

Contrabaixista

A convite da Jovem Orquestra Portuguesa e através do programa MusXchange, foi-me concedida a oportunidade de participar no encontro de verão de 2022 da Jovem Orquestra Nacional de Espanha (JONDE), uma experiência inesquecível para mim.

Foi incrível poder participar durante duas semanas numa orquestra tão boa e com músicos excelentes. O nível de cada músico individualmente fascinou-me, assim como o profissionalismo e organização da própria orquestra. Mas mais que isso, a energia coletiva e a ligação entre todos nós músicos é sem dúvida o que mais me marcou e que ficará comigo para sempre.

Muito obrigado JOP!


Segue-nos

Seja Parceiro

Os projetos da Orquestra de Câmara Portuguesa - Associação Musical (OCP-AM) têm gestão, coordenação e direção artística próprias, em articulação com diversas instituições e parceiros.

Junte-se à comunidade da OCP-AM, como parceiro, mecenas institucional ou individual, voluntário, fã, público, propondo novas ideias ou participando nas nossas iniciativas: esperamos por si!

Saber mais
Jovem Orquestra Portuguesa

Acompanhe de perto todas as novidades!