Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS

Image

O projeto Notas de Contacto: a OCPsolidária na CERCIOEIRAS iniciou-se em 2009 com o objetivo de desenvolver ações e atividades musicais orientadas para potencializar as capacidades da pessoa com deficiência, promovendo a qualidade de vida e integração nos seus contextos de desempenho. A população com deficiência intelectual necessita de apoio permanente e está frequentemente impossibilitada de aceder a atividades alternativas e muitas vezes significativas para a sua reabilitação e inserção sociais. A aprendizagem musical, cujas metodologias não se adaptam às limitações destas pessoas, é disso exemplo.

Os músicos da OCP em parceria com os terapeutas da CERCIOEIRAS desenvolvem neste projeto estratégias de aprendizagem musical direcionadas às limitações concretas destes adultos, realizando atividades em que a música se apresenta não só como elemento facilitador de comunicação, mas essencialmente como ferramenta terapêutica de melhoria de competências físicas e cognitivas.

As tarefas associadas à aprendizagem musical incluem a utilização do aparelho e memória auditivos, manuseamento de instrumentos, compreensão de notação, interiorização e memorização de partituras, trabalho de grupo nos agrupamentos de música de câmara, apresentações em púbico, entre outras. Recorre-se ainda uma equipa de construção de instrumentos adaptados para a inclusão dos deficientes mais profundos em atividades coletivas com os mais autónomos, favorecendo a partilha de experiências, de entreajuda, e respeito pelo outro.

A música atua como estímulo multi-sensorial e assume-se nesta interação como um meio de transmissão de valores: a cooperação, o respeito, a criatividade, a imaginação e a liberdade de expressão. Os participantes terão na música uma ferramenta para encontrar o seu espaço, função e forma de comunicar.

As atividades proporcionam uma proximidade com o mundo musical: designadamente através da interação com os músicos da OCP e da JOP, a participação em workshops com músicos “criativos”, como: improvisadores, jazzistas e construtores de instrumentos.

O ensemble do “Notas de Contacto” já participou ativamente em diversos concertos, como a Gala da OCP 2016, no Teatro Camões, e nos 10 anos da OCP, em 2017 no CCB. Destacando-se mais recentemente, a parceria com agrupamentos de outras instituições, como os 5ª Punkada na Fundação Calouste Gulbenian em 27 de janeiro de 2018, ou por si só, em dezembro do mesmo ano, na Fundação Oriente, ou incluídos na JOP, na edição de 2018 do Festival dos Dias da Música em Belém, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.