Sementes

down

Sementes é um projeto solidário promovido pela Orquestra de Câmara Portuguesa – Associação Musical cujo principal objetivo é facilitar o acesso à experiência estética da arte a crianças, dos 3 aos 5 anos, em contexto social vulnerável.

As aulas permitem despertar para a sensibilização musical, estimular a concentração e a partilha de experiências musicais, realização de atividades rítmicas e treino auditivo, exploração de instrumentos musicais e criação de momentos performativos durante as sessões.

As educadoras de infância e auxiliares acompanham o trabalho desenvolvido pelos músicos profissionais, permitindo também uma maior sensibilização dos mesmos para as boas práticas na área artística e o seu serviço à comunidade.

O projeto Sementes nasceu da iniciativa da Orquestra de Câmara Portuguesa – Associação Musical junto do Centro Social Bairro 6 de Maio, no concelho da Amadora, no âmbito da OCPsolidária, com a primeira ação realizada em 4 de dezembro de 2010, com o Maestro Pedro Carneiro e o percussionista João Carlos Pacheco.

Desde então, diversos músicos da OCP colaboraram no projeto que se manteve nesta IPSS até 2019, tendo abrangido, anualmente, uma média de 90 crianças, com sessões semanais durante o ano letivo, com apresentações públicas para a comunidade local e parceiros.

Com o sucesso que vem sendo a Orquestra dos Navegadores, desenvolvido pela OCP-AM e o Município de Oeiras, desde 2018, o município lançou novo desafio à OCP, em 2023, desta vez para trabalhar junto das crianças do Bairro dos Navegadores, em idade pré-escolar. O projeto é financiado no âmbito da candidatura do Município de Oeiras ao PRR – Linha de financiamento “Comunidades em Ação, Operações Integradas Metropolitanas”.

Renasceu assim a iniciativa Sementes que trilha agora novos caminhos com as crianças de Oeiras, guiados pelos músicos OCP Sofia Ruivo (violino) e César Luís (trompa).

Eventos

Ver todos

Não existem eventos futuros nesta categoria.