Dieter Rexroth (1941-2024)

10.04.2024

Foi com grande tristeza que toda a equipa da Jovem Orquestra Portuguesa recebeu a notícia do falecimento do Prof. Dieter Rexroth.
Doutorou-se com uma tese sobre Arnold Schönberg, em 1969, musicólogo e dramaturgo, era o diretor artístico do festival Young Euro Classic, em Berlim, onde a JOP é presença regular e vai regressar a 9 de de agosto próximo.

Um homme des lettres que, de forma modesta, se intitulava um “educador musical”, Dieter Rexroth nasceu em Dresden em 1941 e estudou composição, direção de orquestra e humanidades nas universidades de Colónia, Viena e Bona.
Foi diretor de diversas organizações, como é exemplo a Orquestra Sinfónica Alemã (DSO), com um papel ativo e inspirador na promoção de jovens talentos, através do seu contributo na direção artística do festival Young Euro Classic.

Divulgador incansável da música do nosso tempo, inspirou uma geração de jovens músicos e jovens compositores, através dos programas inovadores apresentados, ano após ano, no festival em Berlim.
Para o concerto da JOP em agosto próximo, foi com grande alegria que desenhámos o programa com o Prof. Dieter Rexroth, com quem foi sempre um prazer trabalhar e partilhar a paixão que nos move: a Música.

Será em sua homenagem e num programa com o seu cunho, que a JOP se apresentará no Konzerthaus em Berlim, no concerto de abertura do Festival Young Euro Classic, a 9 de agosto próximo.

Com a sua partida, o mundo da música clássica perdeu uma das suas mais importantes fontes de pensamento.

Notícias relacionadas

Ver todas

27.04.2024

Círculo – Notas de Contacto no Festival Express’Arte

Notas de Contacto, apresenta "Círculo", dia 4 de maio, no Festival ExpressArte, na APPACDM de Setúbal.

Ler mais

21.04.2024

De pé sobre a história – o mundo do trabalho

Coletivo Kairós, de 22 a 26 de abril, na RTP2: um documentário que conta com os testemunhos de Pedro Carneiro e Teresa Simas, co-fundadores da OCP e iniciativas associadas.

Ler mais

18.04.2024

JOP na Assembleia da República no 25 de abril

A Jovem Orquestra Portuguesa, apresenta-se no dia 25 de abril, na Assembleia da República, por ocasião das comemorações dos 50 anos da revolução dos cravos.

Ler mais