Dieter Rexroth (1941-2024)

10.04.2024

Foi com grande tristeza que toda a equipa da Jovem Orquestra Portuguesa recebeu a notícia do falecimento do Prof. Dieter Rexroth.
Doutorou-se com uma tese sobre Arnold Schönberg, em 1969, musicólogo e dramaturgo, era o diretor artístico do festival Young Euro Classic, em Berlim, onde a JOP é presença regular e vai regressar a 9 de de agosto próximo.

Um homme des lettres que, de forma modesta, se intitulava um “educador musical”, Dieter Rexroth nasceu em Dresden em 1941 e estudou composição, direção de orquestra e humanidades nas universidades de Colónia, Viena e Bona.
Foi diretor de diversas organizações, como é exemplo a Orquestra Sinfónica Alemã (DSO), com um papel ativo e inspirador na promoção de jovens talentos, através do seu contributo na direção artística do festival Young Euro Classic.

Divulgador incansável da música do nosso tempo, inspirou uma geração de jovens músicos e jovens compositores, através dos programas inovadores apresentados, ano após ano, no festival em Berlim.
Para o concerto da JOP em agosto próximo, foi com grande alegria que desenhámos o programa com o Prof. Dieter Rexroth, com quem foi sempre um prazer trabalhar e partilhar a paixão que nos move: a Música.

Será em sua homenagem e num programa com o seu cunho, que a JOP se apresentará no Konzerthaus em Berlim, no concerto de abertura do Festival Young Euro Classic, a 9 de agosto próximo.

Com a sua partida, o mundo da música clássica perdeu uma das suas mais importantes fontes de pensamento.

Notícias relacionadas

Ver todas

13.05.2024

Orquestra Participativa: junte-se a nós!

Para assinalar o 10.º aniversário do Cine-Teatro Garrett, e envolver toda a comunidade nesta celebração, o Município da Póvoa de Varzim convida-o a fazer parte de uma Orquestra Participativa.

Ler mais

06.05.2024

Dr. João Pavão Nunes, CERCIOEIRAS

Foi com grande tristeza que a equipa da Orquestra de Câmara Portuguesa recebeu a notícia do falecimento do Presidente do Conselho de Administração da CERCIOEIRAS, Dr. João Pavão Nunes.

Ler mais

21.04.2024

De pé sobre a história – o mundo do trabalho

Coletivo Kairós, de 22 a 26 de abril, na RTP2: um documentário que conta com os testemunhos de Pedro Carneiro e Teresa Simas, co-fundadores da OCP e iniciativas associadas.

Ler mais