A JOP abre o 25º aniversário do Young Euro Classic em Berlim

11.04.2024

A edição deste ano do 25º aniversário do festival Young Euro Classic foi anunciada, com a assinatura e curadoria inconfundível do diretor artístico, Dr. Dieter Rexroth (06.03.1941-09.04.2024), que nos deixou recentemente.

De 9 a 25 de agosto, o festival oferece 17 maravilhosos concertos no mítico Konzerthaus em Berlim.

A Jovem Orquestra Portuguesa fará o concerto de abertura da 25ª edição do Young Euro Classic, no dia 9 de Agosto, com um programa fascinante – como o público já se habituou a esperar da JOP, nesta sua 5ª apresentação, no maior festival de orquestras jovens do mundo.

Este ano, é a vez da compositora Eva Aguilar, de 22 anos, que transita entre a música, a coreografia, o vídeo e a eletrónica, cuja nova composição para a JOP será estreada no concerto.

Outra obra especial é a de György Ligeti, um clássico da vanguarda, que abre o concerto: Poème Symphonique para 100 metrónomos, que produzem padrões sonoros intrigantes com o seu tique-taque incessante em diferentes ritmos.

Após o intervalo, os jovens músicos portugueses, conduzidos pelo Maestro Pedro Carneiro, demonstram que também dominam o “grande repertório”: a Nona Sinfonia de Antonín Dvořák “Do Novo Mundo” é uma obra-prima intemporal com melodias deslumbrantes, ritmos de cortar a respiração e sons de inspiração boémia.

Notícias relacionadas

Ver todas

13.05.2024

Orquestra Participativa: junte-se a nós!

Para assinalar o 10.º aniversário do Cine-Teatro Garrett, e envolver toda a comunidade nesta celebração, o Município da Póvoa de Varzim convida-o a fazer parte de uma Orquestra Participativa.

Ler mais

06.05.2024

Dr. João Pavão Nunes, CERCIOEIRAS

Foi com grande tristeza que a equipa da Orquestra de Câmara Portuguesa recebeu a notícia do falecimento do Presidente do Conselho de Administração da CERCIOEIRAS, Dr. João Pavão Nunes.

Ler mais

21.04.2024

De pé sobre a história – o mundo do trabalho

Coletivo Kairós, de 22 a 26 de abril, na RTP2: um documentário que conta com os testemunhos de Pedro Carneiro e Teresa Simas, co-fundadores da OCP e iniciativas associadas.

Ler mais