As Tertúlias Jopianas nasceram da necessidade de proporcionar aos membros da JOP o contacto com outros horizontes de conhecimento, que complementam a intensa formação artística dos estágios. Os temas são o mais diversificado possível, fruto da versatilidade da escolha dos convidados dinamizadores do tema.
Estágio verão 2016
António Pinho Vargas | “Música e Poder”
António Ricardo Mira | “Comunicação não-verbal para músicos”
É doutor em Ciências da Educação. A sua Tese de Doutoramento versa a Comunicação Não-verbal, tema de sua preferência como investigador e docente.
Também lecciona e investiga na área da Didáctica da Língua Materna e das Línguas Estrangeiras. Igualmente o faz no âmbito da Relação/Comunicação Pedagógica. Tem trabalho no campo da Didáctica da Literatura para a Infância e Adolescência. Similarmente, tem investigação nos campos da Integração de Alunos Imigrantes em Meio Escolar, do Bullying Escolar e do Ciberbullying. Também se dedica a temáticas que costuma designar por Didáctica das Situações/Experiências de Aprendizagem.
Tem, ainda, como interesses de investigação a formação de professores e a supervisão pedagógica.
Trabalha, desde há algum tempo, na formação de profissionais das mais distintas áreas de actividade, ao nível da Comunicação Não-verbal.
Tem publicações, sobre os temas referidos, em Portugal, Espanha, França e Brasil.
É Professor Auxiliar na Universidade de Évora, Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação.
Estágio Páscoa 2016
Ana Rita Barata | “Uma história de vida à volta do movimento – Ioga”
Ana Rita Barata nasceu em Paris, em 1972, estudou no Conservatório de Dança de Lisboa e no European Dance Development Centre em Arnhem, Holanda. Enquanto intérprete, trabalhou com diversos coreógrafos consagrados como Wim Vandekeybus, Steve Paxton, Samuel Louwick, Carolyn Carson e Joana Providência.
Desde 1994, como coreógrafa e directora artística da Vo’Arte, desenvolve vários projectos transdisciplinares com Pedro Senna Nunes junto de diversas comunidades. É co-criadora da CiM – Companhia de Dança, (2007) que integra intérpretes e bailarinos profissionais com e sem deficiência, com um repertório de 12 espectáculos apresentados em 13 países. Já leccionou mais de 40 workshops de Dança Inclusiva a nível nacional e internacional.
Desde 2010 programa o InArte – Festival de Inclusão pela Arte, iniciativa inédita em Portugal com diversas propostas artísticas da relação do potencial agregador e inclusivo da arte. Participou como Comissária de Dança do Projecto Saúde Mental e Arte do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde, dirige o Projecto Geração Soma no âmbito do PARTIS – Práticas Artísticas para Inclusão Social. Frequenta o Mestrado de Comunicação Acessível no Instituto Politécnico de Leiria.
Carlos Alberto Augusto | “O som e a audição no contexto da prática musical”
Compositor, designer sonoro e especialista em comunicação acústica, estudou com R. Murray Schafer e Barry Truax e sob a orientação deste último completou o mestrado em comunicação hipermédia interactiva na Universidade de Simon Fraser, em Vancouver, Canadá. Como compositor e designer sonoro, o seu trabalho centra-se sobretudo na área do teatro, video e tecnologias interactivas. É também autor de diversas peças de teatro-música. Foi programador para a área da música e artes do som de “Coimbra, Capital Nacional da Cultura 2003” e assistente de Constança Capdeville com quem colaborou em diversos trabalhos.
Desenvolve intensa actividade nas áreas da acústica ambiental e comunicação acústica. Relativamente à primeira, trabalhou na área da investigação, controlo e legislação do ruído no Ministério do Ambiente. O ensaio ‘Sons e Silêncios da Paisagem Sonora Portugues’ faz parte da coleção da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
É ainda autor e realizador nas áreas do video e da multimédia, consultor para a área da arquitectura de sistemas de informação e trabalhou igualmente na rádio (Antena Um e Rádio Renascença) sendo autor ou colaborador de diversos programas dedicados aos temas do ambiente e da música. Escreve também sobre estes temas desde há 40 anos em diversas publicações.
Estágio verão 2015
Pedro Lopes | “A memória na Música”
Andrew Mitchell | Commitment and music practice
Andrew Mitchell began playing the cornet when was 8 years old in the village brass band where he lived in Essex. On leaving school served as engineering apprenticeship with the Ford Motor Company. However, the opportunity to pursue his interest in music arose when he gained a place at the Royal College of Music so he left engineering to study the trumpet, and eventually became a professional musician. He worked regularly with most of the orchestras in the UK for the last 40 years and currently he’s principal trumpet with the Orchestra of The English National Ballet. Andrew also teach the trumpet at the Guildhall School of Music Junior Department and is professor of cornet and trumpet at the Royal Military School of Music, Kneller Hall.
Estágio Páscoa 2015
Paulo Barata | “Corpo e Música em Movimento”
Daniel Tércio | “Estética – o que é isso?”
Daniel Tércio estudou Filosofia (UL), Artes Plásticas (ESBAL) e História da Arte (UNL). Foi bolseiro do serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian durante o biénio 1994/95. Em 1997, concluiu o Doutoramento em Motricidade Humana-Dança na FMH, com um estudo sobre História da Dança em Portugal no século XVIII. Na sequência da pesquisa então realizada, publicou a obra “Dança e Azulejaria no Teatro do Mundo” (INAPA, 1999). Actualmente, é Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e membro do Instituto de Etnomusicologia – centro de Estudos e Dança, cuja direção integra. Enquanto crítico e ensaísta, tem colaborado regularmente com a imprensa escrita desde 2004.
Estágio verão 2014
Pedro Carneiro e Teresa Simas | “O que é a JOP e porquê?”