Sobre

A Orquestra de Câmara Portuguesa – Associação Musical foi criada em 2007 com o objetivo de estabelecer uma plataforma de profissionalização dos novos talentos e desenvolvimento da música erudita.

Desde então, a sua afirmação no mundo cultural português e europeu firmou-se com iniciativas como a Jovem Orquestra Portuguesa – a seleção nacional de jovens músicos de Portugal; ou a Orquestra de Câmara Portuguesa – ensemble de profissionais; e projetos sociais e inclusivos como o ensemble Notas de Contacto, a Orquestra dos Navegadores e as Sementes OCP.

Sempre promovendo a excelência musical e fomentando a inclusão através da arte, com o propósito de aprimorar as competências artísticas em todas as suas dimensões, do desenvolvimento pessoal e profissional.

História

A Orquestra de Câmara Portuguesa – Associação Musical (OCP-AM), entidade sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, foi fundada em 2007 por Pedro Carneiro, Teresa Simas, José Augusto Carneiro e Alexandre Dias, estreando-se com o concerto de abertura da Temporada 2007/2008 do Centro Cultural de Belém.

A OCP-AM nasceu da necessidade de criação de um espaço de valorização do artista na sua plenitude pessoal e de cidadania; nas diversas dimensões física, social, filosófica e espiritual.

A ideia inicial da “simples” orquestra de câmara com responsabilidades partilhadas, através da rotatividade dos seus músicos dentro da orquestra, da utilização do ensaio como ferramenta de reflexão e aperfeiçoamento individual e colectivo, inclusão e exploração de outras disciplinas artísticas e processos, entre outros elementos diferenciadores, cresceu e deu lugar a uma miríade de projetos cujo objetivo é a utilização da Música e da Arte como elementos potenciadores de uma sociedade mais justa e informada.

O modelo de orquestra desenhado serviu de mote à génese de todos os projetos de cidadania ativa e do trabalho com jovens músicos, crianças e adolescentes em contexto de risco, e inclusão da pessoa com deficiência motora e intelectual, no processo artístico.

No âmbito das várias iniciativas solidárias promovidas pela OCP-AM, destacam-se a Orquestra Navegadores (ON), o ensemble Notas de Contacto (NC) e Sementes.

Em 2010, com o apoio da Linklaters Portugal, nasceu a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), a orquestra nacional de jovens, embaixadora do talento de Portugal na Europa e no Mundo. Ao promover a formação em contexto de exigência de empenho profissional e inovador, a JOP contribui para a excelência e qualificação dos jovens músicos portugueses.

Além do trabalho com os jovens músicos e profissionais, a OCP-AM não descurou o mundo dos amadores da música e estabeleceu, em 2013, o Programa OCPdois, com o projeto “A OCP t(r)oca música com miúdos e graúdos”, em parceria com a Suggestus, envolvendo cerca de 140 músicos selecionados em bandas filarmónicas dos municípios de Gouveia, Ponte de Lima, Seia, Castelo Branco e Pombal. Ainda no âmbito do Programa OCPdois, em Janeiro de 2014, iniciou um novo projeto, a OCPdois@UL, numa parceria com a Universidade de Lisboa, para a constituição e desenvolvimento da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa. A colaboração formativa da OCP neste projeto estendeu-se até 2016.

Entre 2014 e 2022, a JOP realizou seis internacionaizações, com atuações em Berlim, Bucareste, Kassel e Sinaia, arrecadando dois Prémios Europeus de Composição, nas quatro estreias mundiais de peças encomendadas a jovens compositores nacionais.

A OCP-AM promove e desenvolve os seus projetos com o apoio da Direção-Geral das Artes, da Fundação GDA, dos Municípios de Oeiras e Lisboa, Palmela, Ponta Delgada, da PwC, entre outros parceiros.

Missão

Tornar a Arte e a Música indispensáveis na sociedade, através da cultura do conhecimento, da excelência e do empenho da sua práxis, servir de plataforma de lançamento para novos talentos nacionais e apostar na energia e imaginação associadas a cada projeto.

Visão

Contribuir para garantir o Acesso à Arte e à Música como ferramentas de consolidação do exercício da Democracia, indispensáveis para uma sociedade mais inclusiva, através da cultura do conhecimento, da excelência e do empenho da sua práxis. Servir de plataforma de lançamento para novos talentos nacionais, apostar na energia e imaginação associadas a cada projeto artístico em diálogo transversal com a intervenção solidária e pedagógica pioneira implementada desde a sua fundação.

Valores

Excelência musical: compromisso com a mais alta qualidade artística e musical, apostando na excelência dos profissionais de cada projeto e da OCP-AM;

Diversidade artística: valorização dos músicos nacionais e colaboração com músicos internacionais;

Cultura: compromisso com o reconhecimento, promoção, preservação e difusão da cultura através dos diversos projetos artísticos e musicais;

Identidade nacional: promoção e valorização da cultura musical portuguesa, projetando o saber fazer de Portugal em todos os momentos de apresentação;

Formação: valorização da formação e promoção de jovens músicos através de diversos programas;

Diversidade e inclusão: promoção da diversidade e inclusão na música, proporcionando oportunidades para todos os músicos, independentemente das suas origens étnicas, sociais e culturais, bem como das suas capacidades motoras e/ou intelectuais;

Responsabilidade social: valorização das diversas comunidades, promovendo eventos e programas que beneficiam a sociedade, seja por meio de concertos beneficentes, ou projetos de educação musical.


Prof. Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República Portuguesa

Sobre a Jovem Orquestra Portuguesa: “Saliento o trabalho extraordinário deste grupo de jovens músicos dirigidos pelo maestro Pedro Carneiro, que demonstra bem o dinamismo e a qualidade musical das gerações mais novas.” in facebook CCB Dias da Música 2016

Dr. Jorge Sampaio

Antigo Presidente da República Portuguesa

Sobre a Jovem Orquestra Portuguesa: “Dar-lhes continuidade é essencial. É por isso que eu me associo com todo o gosto a este projeto, na esperança de que haja respostas para a sua verdadeira afirmação." in documentário JOP 2014

Gabriele Minz

General Manager - Festival Young Euro Classic (Berlim)

Sobre a Jovem Orquestra Portuguesa: “The Portuguese Youth Orchestra is the most touching youth orchestra I have ever met. They are the best ambassadors of their country (…), but it is really hard to convince their own government.” in reportagem Antena 2 | 13 set 2017, repórter Isabel Meira

Seja Parceiro

Os projetos da Orquestra de Câmara Portuguesa - Associação Musical (OCP-AM) têm gestão, coordenação e direção artística próprias, em articulação com diversas instituições e parceiros.

Junte-se à comunidade da OCP-AM, contribuindo através de donativos, tornando-se parte da equipa de voluntários, acompanhando-nos nas várias plataformas, propondo novas ideias ou participando nos nossos projetos.

Saber mais
Jovem Orquestra Portuguesa

Acompanhe de perto todas as novidades!