JOP no Festival Jovem dos Dias da Música em Belém

A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) regressa aos Dias da Música em Belém com um programa popular e de exigência performativa. Este concerto realiza-se após o estágio da Páscoa, com jovens músicos de todo o país e nas vésperas da quarta internacionalização a realizar no verão.

O repertório inclui Till Eulenspiegels lustige Streiche (As alegres travessuras de Till Eulenspiegel), um dos poemas sinfónicos mais conhecidos de Richard Strauss. Till Eulenspiegel é uma personagem da tradição popular alemã que, dotada de um humor acutilante, critica os privilégios das classes sociais mais abastadas.

Com a apresentação desta peça assiste-se a um momento pioneiro no nosso país no seio da música erudita. À JOP, uma iniciativa da OCP, juntam-se os membros do ensemble Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS, aglutinando estes projetos da OCP, motores estratégicos de criação de públicos e promoção de uma verdadeira cidadania de inclusão.

A segunda peça, uma Rapsódia Sobre um Tema de Paganini, de S. Rachmaninoff, tematiza o último dos Capriccipara violino solo de Paganini, tendo como solista convidado o pianista Vasco Dantas, sob a direção musical de Pedro Carneiro. A JOP participa nos Dias da Música em Belém desde 2011, primeiro sob a designação de OCPzero, no Espaço Música Livre, e desde 2015, no Grande Auditório.

 

Pedro Carneiro direção musical
Vasco Dantas piano
Jovem Orquestra Portuguesa

 

Sergei Rachmaninoff (1873-1943) Rapsódia sobre um Tema de Paganini
Richard Strauss (1864-1949) Till Eulenspiegels lustige Streiche, op. 28

21 abril 2018 | 21:00
Grande Auditório