A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) é a orquestra nacional de jovens, embaixadora do talento de Portugal na Europa e no Mundo. Representa Portugal na European Federation of National Youth Orchestras (EFNYO) e é parceira criativa da Fundação Dudamel. Nasceu em 2010, sob direção artística do Maestro Pedro Carneiro.
Ser membro da JOP é o corolário do investimento Público na formação em música.
Os nossos jovens músicos, com idades compreendidas entre os 14 e os 28 anos, são selecionados através de audições em todo o território nacional (Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira), todos os anos, sem distinção de origem académica ou capacidade financeira, promovendo a sua especialização, formação e lançamento no mercado de trabalho. Este programa, anual, é gratuito e é constituído por 5 encontros com conteúdos inovadores, tais como: consciência corporal para músicos, tertúlias com personalidades e artistas de grande destaque, digressões nacionais e internacionais e formação com músicos de renome.
Internacionalizada em 2014, a JOP apresenta-se, regularmente, em festivais profissionais de música clássica. Destacamos a participação assídua no Young Euro Classic, onde obras inéditas de jovens compositores JOP foram premiadas com o European Composer Music Award. Atualmente, os nossos alumni estão integrados em várias das melhores orquestras profissionais do mundo.
A Jovem Orquestra Portuguesa é a representante de Portugal da European Federation of National Youth Orchestras (EFNYO), onde encontra espaço de desenvolvimento e promoção e serve como embaixadora do talento de Portugal, na Europa e no Mundo. A JOP é full member da EFNYO desde 2013.
Os nossos jovens músicos têm a oportunidade de desenvolver as suas capacidades artísticas formais e enriquecer a sua experiência de vida, através do contacto com homólogos de diversas nacionalidades da UE, e não só. A afirmação da sua individualidade descobre-se através da aprendizagem informal do significado da pertença à nacionalidade portuguesa, envolvida no multiculturalismo da cidadania europeia.
A promoção da inserção no mercado de trabalho europeu e nacional é reforçada através do programa de intercâmbio de jovens músicos MusXchange, gerido pela EFNYO, do qual a JOP faz parte. Através desta iniciativa, vários jovens músicos JOP tiveram já a oportunidade de participar em encontros de orquestras de jovens na Áustria, Eslováquia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Reino Unido e Roménia.