Encontro Contemporâneo JOP 2020

23 a 25 de outubro de 2020 | Sede da OCP

Os estágios da Jovem Orquestra Portuguesa caracterizam-se, muitas vezes, por desafios onde apresentamos novas visões e formas de pensar aos nossos participantes, que possam ser transportadas para a sua vida académica e profissional.

A criação do estágio contemporâneo, que é inteiramente dedicado à pesquisa da linguagem das composições mais próximas dos nossos dias, apresenta-se como um desafio ainda maior, visto implicar um caminho que propõe uma maior saída da zona de conforto dos nossos jovens músicos. Mesmo assim, achamos essencial que este tipo de linguagem faça parte do crescimento artístico de um músico, por isso, neste estágio, serão oferecidas ferramentas e criadas todas as condições para que essa aprendizagem seja feita de uma forma positiva, construtiva e num ambiente de completa experimentação e exploração, tanto de novas técnicas instrumentais, como de novas competências extra musicais.

Assim, entre os dias 23 e 25 de Outubro iremos trabalhar as várias potencialidades do quinteto de sopros, descobrir sonoridades e formas distintas de representar a notação musical contemporânea, sendo que, o desafio final prende-se pela criação de um concerto onde peças importantes do repertório desta formação, de compositores como G. Ligeti ou L. Berio, sejam interpretadas e encenadas pelos jovens talentos da JOP e interligadas com pequenos diálogos criados pelas crianças do projeto social Novos Horizontes – a OCP solidária no Município de Oeiras.

Programa:

23, 24 e 25 novembro | 9h20 – 09h50
Sessões de Consciência Corporal

24 novembro | 19H30
Back Session “Pelo Canto é que vamos…” – com Nádia Fidalgo, José Corvelo e Melissa Fontoura

25 novembro | 17H
Back Session “Música Contemporânea para Sopros”