European Federation of National Youth Orchestras

A integração da Jovem Orquestra Portuguesa na EFNYO (European Federation of National Youth Orchestras – Federação Europeia de Jovens Orquestras Nacionais, com sede em Viena), em maio de 2013, na Assembleia Geral realizada em Bucareste, marca um momento histórico da cultura musical portuguesa. Além de ser a primeira orquestra juvenil verdadeiramente de âmbito nacional, a JOP é também a primeira representante de Portugal neste organismo de âmbito europeu e intercontinental.

Em maio de 2015, a JOP foi a anfitriã da Assembleia Geral da EFNYO,em Lisboa. Este encontro, que teve o apoio logístico da Direção Geral das Artes e da Biblioteca Nacional, contou com representantes de jovens orquestras e festivais de diversos países da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Escócia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Polónia, Roménia, e da Jovem Orquestra da UE, do Canadá e Estados Unidos, Turquia e Países Árabes.

O ingresso na EFNYO representa assim um passo importante na consolidação organizativa e institucional da orquestra. Esta pertença traz para Portugal uma expansão extraordinária do networking deste setor, com a partilha de experiências e conhecimento com os outros membros, além do contributo para o enriquecimento técnico e artístico dos membros da orquestra.

O programa de intercâmbio de músicos MusXchange financiado pela Comissão Europeia, sob os auspícios da EFNYO, e do qual faz parte a JOP, já permitiu o envio de músicos nacionais a participarem nos estágios das jovens orquestras de Espanha, França, Irlanda, Itália e Roménia. E do mesmo modo, receber nos estágios da JOP, músicos destes países.

O programa de intercâmbio de dirigentes, permitiu que logo em junho de 2013, visitássemos a Joven Orquestra Nacional de España, em Madrid, onde acompanhámos os trabalhos do segundo estágio desse ano e conhecemos a equipa da JONDE, métodos de trabalho, e processos de gestão. Esta visita foi patrocinada pela EFNYO ao abrigo do programa de intercâmbio de gestores das jovens orquestras europeias.